quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tatuagem e sua História

Usado como forma de expressão da personalidade ou de indivíduos da mesma tribo ou comunidade (união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas), a tatuagem existe há mais de 3500 anos, os primitivos se tatuavam para marcar os fatos da vida, sendo, nascimento, adolescência, reprodução e morte, depois usaram para relatar os fatos da vida social, quando, viravam guerreiros, sacerdotes ou reis. Casar-se, celebrar a vida, identificar os prisioneiros, pedir proteção ao imponderável, garantir a vida do espírito durante e depois do corpo.
Atualmente não mudou muito o conceito de tatuagem, as pessoas marcam seus corpos como forma de expressão, identificação, personalidade e tudo que desejam, ou por achar bonito, ou para marcar uma fase da vida.
A Tatuagem ainda é considerada um grande tabú a ser quebrado, com o longo dos anos foi se perdendo um pouco o preconceito com a arte e com as pessoas que seguem este estilo de vida, mas muitos lugares e pessoas ainda não aceitam a marca da nova/velha geração.
No Brasil, o pioneiro da tatuagem moderna foi o dinamarquês chamado Knud Harald Lucky Gegersen, conhecido popularmente como Lucky, ou Mr. Tattoo. Chegando em Santos por volta de  em 1959, Lucky se fixou em Santos - SP , utilizando seu talento e suas técnicas de desenhista e pintor profissional.






Os Tipos de Tatuagem

Tradicional (tatuagem de marinheiro): São aqueles desenhos tradicionais, como uma âncora ou uma gaivota, aliás, os marinheiros foram os grandes divulgadores da tatuagem pelo mundo.
Sumi: técnica oriental que utiliza bambu au invés de agulha. Geralmente os desenhos são ricos em detalhes.
Realista: desenhos que imitam o mundo real, como mulheres, pássaros e personalidades.
Estilizada: como o próprio nome já diz, são desenhos estilizados.
Alto relevo: muito difundida entre os índios. A pele é dissecada formando desenhos com uma infinidade de cores, praticada principalmente por aborígenes, de origem africana.
Belfaro Pigmentação: a maquiagem definitiva, como delineador, batom, etc.
Celta: desenhos de origem celta com figuras entrelaçadas. Pode ser preta ou colorida.
Tribal: desenhos em preto ou coloridos com motivos tribais. Podem ser desenhos de tribos norte-americanas, haidas, maias, incas, astecas, geométricas ou abstratas.
Oriental: trabalhos grandes, geralmente de corpo inteiro, como um painel. Os desenhos são com motivos orientais, como samurais, gueixas e dragões.
Psicodélicas: trabalhos supercoloridos com desenhos totalmente senseless.
Religiosas: trabalhos com personagens bíblicos, como um santo, uma cruz, etc.
Bold line: desenhos das histórias em quadrinhos com traços bem largos e cores berrantes.
Branding: tatuagem marcada a ferro e fogo.

fonte: whiplash
imagens: google

Nenhum comentário:

Postar um comentário